95) O Livro de Artista na Biblioteca: Pesquisa, Catalogação e Tratamento Técnico de Acervos Bibliográficos

Imagem Interna: 

A Associação Brasileira de Encadernação e Restauro propõe um workshop de 12 horas ministrado pelos especialistas AMIR BRITO CADÔR e DINÁ ARAÚJO (UFMG).

“A catalogação de livros de artista apresenta alguns desafios para os profissionais de museus e bibliotecas. A começar pela definição do que é um livro de artista, introduzimos a teoria e história dos livros de artista, com ênfase naqueles publicados no Brasil.” (Amir Brito Cadôr).

“Apresentamos as ferramentas utilizadas, as metodologias e os critérios adotados para a inclusão de uma obra em uma coleção de livros de artista. Com a experiência de formação do acervo da Escola de Belas Artes - UFMG, com mais de 800 livros de artista, o curso possibilita o contato com uma diversidade de questões associadas ao tratamento técnico e catalogação das obras. Ao final do curso, será mais fácil identificar os livros de artista que pertencem a um determinado acervo.” (Amir Brito Cadôr).

Tópicos abordados:
1. Conceitos e definições de livro de artista. Como identificar as obras no acervo.
2. Formação do acervo da EBA/UFMG. Critérios de inclusão das obras. Estudos de caso.
3. Tratamento técnico e catalogação.

Amir Brito Cadôr (Dep. Desenho - EBA/UFMG) (São Paulo, 1976): Artista gráfico, pesquisador e professor da EBA/UFMG. Em 2011 realizou exposição individual em Belo Horizonte ("Fazer livros"). Publicou pelas edições Andante os livros "Learn to Read Art", "A Night Visit to the Library", "Specimen Book", "História Natural" e "Elogio da Mão". Traduziu "A Nova Arte de Fazer Livros", de Ulises Carrión. Organizou, junto com a profa. Maria do Carmo de Freitas Veneroso os seminários Perspectivas do Livro de Artista (2009 e 2013). É curador da Coleção Livro de Artista e realizou a curadoria de mostras no Museu de Arte da Pampulha e no Sesc Pompeia. Em 2014, a editora da UFMG publicou sua tese de doutorado, "O Livro de Artista e a Enciclopédia Visual".

Diná Araújo (UFMG Biblioteca Universitária - Divisão de Coleções Especiais): Bacharel em Biblioteconomia (2006), Conservação-Restauração de Bens Culturais Móveis (2015) e Mestranda em Ciência da Informação (2015-) pela Universidade Federal de Minas Gerais. É bibliotecária-documentalista da UFMG onde atua como coordenadora da Divisão de Coleções Especiais da Biblioteca Universitária (2010-); membro do Conselho Curador do Acervo Curt Lange (2011-); coordenadora do projeto de extensão Livros Raros e Especiais (2011-); coordenadora técnica do Acervo Especial de Obras Raras (2014-). Atua na área de preservação e catalogação de coleções especiais. Desenvolve pesquisa sobre as temáticas: História do Livro, História das Bibliotecas, Codicologia, Bibliologia, Bibliografia e Colecionismo Bibliográfico.

Certificação: Certificado da ABER com assinatura de ambos os professores.

Público alvo: Estudantes de biblioteconomia e ciência da informação, arquivistas, bibliotecários, gestores de museus e bibliotecas, artistas visuais, público em geral.

Número de vagas limitado!

• ✱ •   A ABER está mudando-se de endereço! Aguarde nosso e-mail para ser informado sobre o local deste curso.

Obs: A confirmação do curso nessa data está sujeita a um número mínimo de inscrições.


Data: 
08/11 à 10/11

Professor: 
Amir Brito Cadôr e Dina Araújo

Dia da semana: 
4ª, 5ª e 6ªs feiras (dias 8, 9 e 10 de novembro de 2017)

Horário: 
13h às 17h

Carga Horária: 
12 horas

Pré-requisito: 
Não há


Investimento: 
R$380,00 / R$342,00 (10% de desconto para Associados ABER) | Forma de pagamento disponível: em boleto, cartão de débito ou crédito com parcelamento em até 12x via Pagseguro. A matrícula só poderá ser efetivada mediante pagamento antecipado.

SITE DESENVOLVIDO POR MANISH | DESIGN DE PATHOS GRAPHICOS