Professores e Equipe

PROFESSORES

António Leal

Breve apresentação do ministrante: Nascido em Portugal, António Leal mora e trabalha na França. Inicialmente formado em química, formou-se nos cursos de Encadernação Tradicional, Encadernação Contemporânea, Restauro e Douração de Livros no Ateliers des Arts Appliqués du Vésinet (França), foi estagiário encadernador em diversos ateliers parisienses como os de Alain Devauchelle, Annie Boige, Edgard Claes entre outros. Em 1999 participa do projeto de restauro de manuscritos bizantinos “Manumed-Unesco”, implementando protocolos científicos para as futuras intervenções. Organizou cursos e participou de conferências e projetos de formação técnica e científica para profissionais na França, Japão e Brasil. Em 2012 fundou na França a “oficina laboratório”, Liber Amicorum, lugar de pesquisa, conservação, preservação, intercâmbios e valorização do património cultural escrito e gráfico.

Bruna Ximenes

Bruna Ximenes (São Paulo, 1993), antes da faculdade, cursa ilustração infantil na Scuola Internazionale di Sàrmede, com o professor Svijetlan Junakovic. Gradua-se em "Ilustração e Histórias em Quadrinhos" na Accademia di Belle Arti di Bologna, permanece naquele país e lá vive por cinco anos onde pôde participar de importantes festivais de publicações independentes, feiras de ilustração e quadrinhos que acontecem em Bologna e nas cidades entorno, tais como o Bilbolbul, Ratatá e a Feira de Bologna. Em 2017, volta a morar em São Paulo.
 
Participou do livro “Venezia e l’Acqua”, da escritora italiana Laura Simeoni, publicado pela Kallermann Editore, em 2013. Ilustrou o livro “Vítor e o Invisível”, do escritor Luiz Brás, da SESI Editora, em 2013. Ilustrou a revista “Lo Straniero”, da editora Contraste, Roma, em 2016. Ainda este ano, publicou o livro “O Menino e o Cipó”, da escritora Barbara Pumhoesel, editora Espiral. Cinco das ilustrações deste livro foram selecionadas para a Bologna Children’s Book Fair, em 2017.
 
Atualmente trabalha como designer gráfica na ABER - Associação Brasileira de Encadernação e Restauro, junto com seu trabalho de ilustradora e autora. 

Carla Moura

É instrutora da Toke e Crie, ministra workshops pelo Brasil de scrapbook, scrap festa (embalagens), scrap decor, costuras aparentes, encadernação e cartonagem, trabalhando em algumas dessas técnicas tanto com tecido como com papel,  participa de feiras, revistas e programas de televisão. Já fez cursos na ABER de costuras aparentes e papelaria fina, fez cursos com o renomado Tim Holtz, referência nos EUA, onde aperfeiçoou o estilo vintage, característica predominante nos seus trabalhos.

Célia Porto

Formada pela Faap em Comunicação Visual e Licenciatura em Educação Artística e também pela Escola Panamericana de Artes em Artes Plásticas – Pintura. Fez curso de marmorização com Antonio Velez Celemin em Madri e curso de Ebru com Meryem  Kiola em Buenos Aires. Trabalha como professora de artes em educação especial na Escola CEDE e ministra cursos de papel marmorizado e paste paper.

Danilo Blanco

Artista visual, designer de superfície e diretor criativo da Galeria Central, desde os anos 1980 Danilo vem atuando no território tátil onde arte, saber prático artesanal e educação social se tangenciam. Conquistou reconhecimento por seu intenso envolvimento com a arte da marchetaria, se destacando por introduzir a reutilização criativa de resíduos de madeiras em suas criações e por promover rupturas no processo construtivo desta arte. Ao longo de sua trajetória o artista vem compartilhando seu saber prático com diversos grupos sociais, através de parcerias estabelecidas com reconhecidas Organizações Sociais, incluindo instituições como Sesc, Senac e Sebrae. Blanco vem inovando o padrão estético da marchetaria ao participar de importantes mostras a partir dos anos 90.

Danilo de Paulo

Danilo de Paulo é designer formado pela Universidade Anhembi Morumbi e, desde 2012, pesquisa livros de artista bem como processos de impressão como tipografia e serigrafia. Trabalha com design gráfico e digital voltados para educação e cultura.

Estela Vilela

É formada em Letras pela USP e em encadernação pelo Liceu de Artes e Ofício, atua na área de encadernação artística e papelaria fina desde 1986. Atualmente é presidente da ABER, representante brasileira da Association International Les amis de la Reliure d’Art, tendo participado de vários Fóruns e exposições internacionais.

Fernanda Grigolin

Fernanda Grigolin é artista visual, editora e pesquisadora.  Por dez anos foi ativista de movimentos sociais no Brasil e na América Latina. Possui especialização em Direitos Humanos (USP) e é mestra em artes visuais na UNICAMP. Vive e trabalha em São Paulo. É idealizadora da Tenda de Livros e do Jornal de Borda. 

Fernanda Mokdessi Auada

Possui graduação em História pela USP (1993) e especialização em Preservação de Papéis em várias instituições no Brasil e exterior. Pela ABER e Escola SENAI Theobaldo De Nigris de Artes Gráficas, Celulose e Papel, foi responsável durante 19 anos pelo Núcleo de Conservação e Restauro Edson Motta e pelos cursos de preservação, desenvolvendo atividades em: preservação, conservação e restauro em suporte papel; ciência da conservação; educação e ensino. Atualmente participa do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares - IPEN como aluna de doutorado direto, desenvolvendo estudo sobre aplicação da radiação gama na preservação de acervos em papel.

Françoise Boyriven

Nascida no Brasil, de descendência francesa, é formada na Ecole Nationale Supérieure des Beaux Arts de Paris com Pierre Alechinsky (Grupo Cobra), estudou gravura experimental com a artista Mereille Baltar, serigrafia, encadernação, fabricação de papéis vegetais, participou de várias exposições internacionais em Galerias e no Salão de Decoração Maison & Object.

Gilberto Tomé

Gilberto Tomé é artista gráfico. Formado em arquitetura pela FAU USP, desenvolve um trabalho relacionado à memória da cidade, elaborando experiências gráficas que envolvem diferentes sistemas de impressão – da xilogravura ao digital –, já expostas em instituições como Sesc Pompeia e Itaú Cultural.

 

Jefferson Barros

Jefferson Barros formou­se Bacharel em Artes Visuais na UFMS­ Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, participou de cursos de conscientização patrimonial e conservação preventiva ministrados pelo IBRAM e idealizou e executou o Projeto MHAB ­ Museu Histórico Américo Bricatti de higienização e digitalização de seu acervo fotográfico e documental.

João Varella

Jornalista formado e pós-graduado pela PUCPR, fundou a editora Lote 42 e o comércio de publicações independentes Banca Tatuí. Atuou por mais de uma década em variados veículos de comunicação, entre eles IstoÉ Dinheiro, El Economista América, Gazeta do Povo e R7. Venceu diversos prêmios, como o "Jovem Talento da Indústria do Livro" em 2015, "CNI de Jornalismo" em 2014, "Sebrae de Jornalismo" em 2013, entre outros. É autor de três livros, 42 Haicais e 7 Ilustrações (Lote 42), A Agenda (Novo Conceito) e Curitibocas: Diálogos Urbanos (Coração Brasil).

Ligia Minami

Fotógrafa, atua com foco na área de fotojornalismo e cultura. Mestranda em Poéticas Visuais na Unicamp e graduada pelo bacharelado de fotografia do Senac, possui trabalho autoral com ênfase na pesquisa de processos fotográficos históricos do século XIX e sua relevância no processo criativo contemporâneo. É docente em cursos livres de fotografia experimental – pinhole, cianotipia e goma bicromatada. Atua como designer gráfica e diretora de arte há mais de 15 anos, desenvolvendo projetos gráficos de livros, jornais, revistas e identidade visual de clientes diversos. Reside em São Paulo.
ligiaminami.4ormat.com | minamidesign.4ormat.com

Lincon Shibukawa

É formado em Ciências Econômicas pela PUCCamp e Pós Graduado em Gestão de RH. Atua desde 1996 com artes manuais e a partir de 2012 interessou pela encadernação. Integrante do Grupo de Estudos de Costuras Aparentes da ABER. Dedica-se atualmente à encadernação artística e à confecção de álbuns fotográficos personalizados.

Lívia Gabbai

Artista Visual, nascida em São Paulo (1974) atua nas áreas do desenho, da gravura em metal, do cinema, do vídeo e da animação por meios digitais. É bacharel em Cinema pela Fundação Armando Álvares Penteado e tem Mestrado em Design e Arquitetura pela Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (FAU-USP). Atualmente está cursando doutorado em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo. Como docente, já ministrou disciplinas voltadas para as técnicas e criações de projetos em computação Gráfica 3D, como também para a criação de formas tridimensionais e seu desenho no espaço bidimensional.

Luiza Kumagai

Luiza Kumagai é formada em Conservação e Restauro de Bens Móveis pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e é técnica em Museologia pela Escola Técnica Parque da Juventude.
Possui seis anos de atuação em ateliers de restauro, projetos de conservação e restauro em acervos públicos e privados e montagem de exposições.

Magali Medina

Artista visual e fotografa. Formada em publicidade e propaganda pela Faculdade Caspér Libero. Adquiriu conhecimentos trabalhando como diretora de Arte para  agências entre elas Salem,  Gayotto de Lucca, GREY e W/BRASIL. Em 2000 iniciou a carreira de fotógrafa social freelancer fotografando espetáculos e eventos corporativos. Atualmente também se dedica ao estudo de técnicas alternativas impressões. e encadernações artesanais com materiais alternativos.

Marcia Toledo

É uma das sócias-fundadoras da ABER e foi diretora nos primeiros anos da associação. Ministrou aulas de encadernação clássica e restauração de encadernação durante os primeiros  anos da ABER. Executa, em atelier próprio, trabalhos de encadernação para instituições públicas e privadas, para colecionadores e particulares desde 1988, e de restauração desde 1990. Dedica-se principalmente à restauração de obras raras, encadernações originais de época e ao estudo de novas estruturas (costuras, revestimentos, acondicionamentos, etc.) para aplicação na área de conservação.

Marlene Laky

É jornalista graduada pela PUC-CAMP, é conservadora-restauradora formada pelo SENAI. Ministrou diversas oficinas sobre conservação de livros, pequenos reparos, encadernação, o papel do livro e o livro-objeto em instituições como ECA-USP, Casa das Rosas e Casa Guilherme de Almeida, onde trabalha atualmente como conservadora-restauradora.

Monique Allain

Monique Allain, artista, pesquisadora e educadora é mestre em Artes Visuais pela FASM-SP, bacharel em artes plásticas pela FAAP-SP, formada em licenciatura em Ciências Físicas e Biológicas (1980), com pós graduação em Genética pela USP-RP. Trabalhou com produção cultural na Casa das Rosas sob a direção de José Roberto Aguilar (2000-2001). Foi residente na Cité Internationale des Arts, em Paris, com bolsa concedida pela Faap. 

Patrícia de Almeida Giordano

É formada em arquitetura pelo Mackenzie, com mestrado em história pela USP. Desde 1994 dedica-se à encadernação e desde 1997 ao restauro, tendo participado de cursos com diversos mestres da encadernação internacional e estagiado no laboratório de restauro de Barbachano & Beny, na Espanha. Criadora do Atelier Além do Livro empresa pela qual atua nas áreas de encadernação, conservação e restauro atendendo instituições públicas e particulares, bem como ministrando cursos e treinamentos. Especializou-se em restauração de livros raros, encadernações em couro e pergaminho e encadernações editoriais originais. Paralelamente vem realizando diversos projetos editoriais de livros artesanais em parceria com Cláudio Giordano.

Paula Gabbai

Artista visual, nascida em São Paulo (1982), atua nas áreas do desenho, da gravura em metal e da encadernação. Desde 2013 é doutoranda em Artes Visuais pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP), onde desenvolve sua pesquisa e produção plástica através das práticas do desenho e da gravura. Bacharel em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP (2002-2007), buscou formação voltada às artes gráficas, desenho, história da arte e da arquitetura. Aprofundou seus conhecimentos no campo das artes gráficas e da encadernação manual de livros junto a diversos professores e profissionais da área.

Roberto Takachi Araki

Roberto Araki é formado em Engenharia de Computação pela Universidade São Judas Tadeu e trabalha como analista de sistemas. No campo da artes, tem interesse por fotografia, tendo iniciado os estudos há aproximadamente dez anos. Tem um especial gosto por geometrias, padrões de repetição, luzes, sombras etc.; também tem interesse por desenho, presente desde a adolescência, tendo parado por um bom tempo e fazendo a grande redescoberta da beleza dele há aproximadamente três anos através de amigos estudantes de artes visuais e dos Urban Sketchers; na gravura, começou na xilogravura e lino, caminhando em seguida para a gravura em metal, através das técnicas indiretas. Por fim, acabou se apaixonando pelas técnicas diretas, através do buril e maneira negra; na encadernação, iniciada recentemente, descobriu a maravilha da arte secular.

Sidnei Perego

Encadernador com 20 anos de experiência,  atua na elaboração e confecção de caixas, livros, álbuns e projetos especiais para agências de propaganda, galerias e editoras. Ministra cursos regulares de encadernação, caixas e técnicas diversas de costuras. Em 1995 foi ganhador do III Concurso ABER de Encadernação Artística.

Suzana Buccalon

Graduada em Letras e Pedagogia, ambas pela Universidade Sagrado Coração, fez Especialização em Ensino Infantil pelo Instituto Singularidades, e atualmente é Coordenadora Pedagógica da Escola Bilingue Wish School. Gosta de ler, ouvir, inventar histórias com crianças e sempre está estudando! No momento estuda italiano, fotografia e aquarela.

Talita Desserie

Talita Desserie é historiadora e especialista em conservação e restauro de papéis. Restauradora no Ateliê Margot Crescenti Paper Conservation and Restoration além de prestar consultoria em gestão de acervos e conservação preventiva em coleções particulares, trabalhou em 2015 como conservadora no projeto de conservação de fotografias do Jornal Última Hora no Arquivo do Estado de São Paulo, e coordenou equipe de higienização em projeto de conservação na Biblioteca Mário de Andrade entre 2012 e 2013.

Thersio Gonçalves Filho

Sócio fundador da THEMA CONSULTORIA EMPRESARIAL SS LTDA. Graduado em Administração de Empresas em 1986 pela Faculdade de Economia São Luis – S.Paulo. Parceiro do SEBRAE – SP e NACIONAL como facilitador (professor) de cursos presenciais na área de gestão financeira (Fluxo de Caixa, Formação de preço de venda, Empreendedorismo) e Tutor dinamizador desde 2004 em cursos de ensino a Distancia (EAD) – APF-Análise e Planejamento Financeiro e SMD – Sei Controlar Meu Dinheiro.

Atuou por 14 anos em empresas de pequeno, médio e grande porte em Gerencia, supervisão e Auditoria, experiente em gestão de Pequenos e Médios e Grandes Negócios, atendendo a clientes dos segmentos da Indústria, Comercio e Serviços em gestão empresarial.

Colaborador da Revista “Pelegrinos”- (Segmento de Autopeças) na edição n° 104 – Matéria de Capa “Hora de Repartir o Lucro” e da Revista “Indústria e Negócio” edição Online n° 23 – Matéria de Capa “Pró-labore: Difícil decisão?”

 

Vania Passos

Formada em Artes Plásticas pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo, desde 2004 pesquisa, estuda, desenvolve projetos e ministra cursos, da delicada e milenar arte do Origami. Para conhecer um pouco mais dos seus trabalhos, visite o site: vaniapassos.com.br

SITE DESENVOLVIDO POR MANISH | DESIGN DE PATHOS GRAPHICOS