Masterclass: Curso especial de Encadernação Medieval com António Leal

O curso ocorreu em 16 a 20 de janeiro de 2017 e foi dedicado à criação de uma encadernação baseando-se na codicologia medieval do período entre os séculos IX  e XIII, com os seguinte conteúdo:

- Examinar, comparar, identificar as principais estruturas medievais codificadas.

- Baseando-se nessas estruturas, realizar uma encadernação; costura dos cadernos, cabeceado, confecção das pastas de madeira.

Breve apresentação do ministrante: Nascido em Portugal, António Leal mora e trabalha na França. Inicialmente formado em química, formou-se nos cursos de Encadernação Tradicional, Encadernação Contemporânea, Restauro e Douração de Livros no Ateliers des Arts Appliqués du Vésinet (França), foi estagiário encadernador em diversos ateliers parisienses como os de Alain Devauchelle, Annie Boige, Edgard Claes entre outros. Em 1999 participa do projeto de restauro de manuscritos bizantinos “Manumed-Unesco”, implementando protocolos científicos para futuras intervenções. Organizou cursos e participou de conferências e projetos de formação técnica e científica para profissionais na França, Japão e Brasil. Em 2012 fundou na França a “oficina laboratório”, Liber Amicorum (clique no nome para acessar o site), lugar de pesquisa, conservação, preservação, intercâmbios e valorização do patrimônio cultural escrito e gráfico.

 

Fotos de SuelyReis

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Video registro do Masterclass: Curso especial de Encadernação Medieval com António Leal

Mais informações sobre o curso na página aqui.

Vídeo de SuelyReis

SITE DESENVOLVIDO POR MANISH | DESIGN DE PATHOS GRAPHICOS