Cinemateca inicia a digitalização da coleção da Programadora Brasil

Imagem: 

Cinemateca inicia a digitalização da coleção da Programadora Brasil (11.07.2014)
 
Obras do acervo da Programadora Brasil serão digitalizadas e depois licenciadas para distribuição.
 
Seguindo uma tendência mundial, a Cinemateca Brasileira começou o processo de digitalização de parte do seu acervo. As películas fazem parte da coleção da Programadora Brasil, um conjunto de 967 títulos, organizados em 295 programas, entre obras independentes brasileiras e as que foram contempladas com leis de incentivo público. Este trabalho tem a previsão de ser concluído em dezembro.
 
O acervo da Cinemateca passará pelo mesmo processo, conforme se faça necessária a preservação de cada película. A Cinemateca tem um patrimônio de 200 mil rolos de filmes entre curtas, longas e cinejornais.
 
A equipe de preservação da Cinemateca é formada por sete pessoas. Quando uma obra está em processo de degradação é feita a restauração e, posteriormente, a digitalização, para ficar acessível para o uso.
 
Fundada em 1940 por estudantes da USP como Paulo Emílio Salles Gomes, Antonio Cândido e Décio de Almeida Prado, a Cinemateca possui um dos maiores acervos da América Latina.
 
Depois de digitalizadas, essas obras serão licenciadas para, então, serem distribuídas. Teder Morás, coordenador do laboratório de som e imagem da Cinemateca, explica que não há como ficar fora desse processo. "O mercado digital bate à nossa porta. Em pouco tempo, estaremos totalmente digitalizados. Cabe a nós preservarmos e cuidarmos desse material que estamos produzindo agora, em plataformas como smartphones e câmeras digitais, por exemplo" diz.
 
Essa mudança faz parte de um processo maior que começou com as salas de cinema, que passam a usar a plataforma digital. Para acompanhar essa mudança, terão que trocar todo o seu sistema de projeção, já que a partir de julho, os grandes estúdios americanos não terão mais obrigação de distribuir películas.
 
O sistema escolhido pelo Brasil é o Virtual Print Fee (VPF), ou, numa tradução livre, taxa de cópia virtual. Nesse sistema, o custo da digitalização será pago ao longo dos anos, em parte pelos próprios exibidores, em parte pelas empresas distribuidoras. Os custos da distribuição digital, com o tempo, serão significativamente mais baratos que os da analógica.
 
O programa Cinema Perto de Você, promovido pelo Ministério da Cultura por meio da Agência Nacional de Cinema (Ancine), já financiou a modernização e digitalização de 250 salas de cinema em todo o Brasil.
 
Ana Saggese
Assessoria de Comunicação do Ministério da Cultura
Fonte: Ministério da Cultura

SITE DESENVOLVIDO POR MANISH | DESIGN DE PATHOS GRAPHICOS