Palestra gratuita online “Entre sonho e realidade: experiências de um conservador-restaurador na França”, com Tiago de Souza Martins

EMENTA:
Para um apaixonado por conservação e restauração, a perspectiva de estudar na França e obter um diploma da Sorbonne é um verdadeiro sonho. De fato, ter acesso aos ateliês de restauração de museus prestigiosos e trabalhar em obras de arte reconhecidas mundialmente é um privilégio — e também uma grande responsabilidade — para estudantes e jovens profissionais no país.

A entrada no mercado de trabalho, no entanto, é também um convite a deixar o sonho de lado e encarar a realidade, que pode se assemelhar à de muitos profissionais no Brasil: apesar da imensa quantidade de obras e monumentos que necessitam de conservação e restauro na França, a burocracia enfrentada pelos profissionais autônomos, submetidos a processos complexos de licitação pública, somada ao fato de exercerem uma profissão ainda não completamente regulamentada e com remuneração abaixo da média, leva muitos deles a mudar de carreira, mesmo após terem dedicado mais de 7 ou 8 anos à formação universitária.

É nesse contexto que convido vocês para uma conversa e uma troca de experiências sobre realidades semelhantes em continentes distintos, especialmente neste ano em que se celebra a cooperação França-Brasil.

PALESTRANTE:
Tiago de Souza Martins é historiador da arte formado pela Universidade Paris IV – Sorbonne e conservador-restaurador de pinturas formado pela Universidade Paris 1 – Panthéon-Sorbonne, especializado na conservação e restauração estrutural de pinturas sobre tela.

Após obter seu título de Mestre em Conservação e Restauração de Bens Culturais, passou a atuar como restaurador independente para coleções públicas francesas, entre elas o Museu do Louvre, o Museu de Belas-Artes de Orléans, o Museu de Belas-Artes de Amiens, o Museu da Marinha, o Mobilier National, os Museus da Cidade de Paris e os Monumentos Históricos — notadamente no âmbito da restauração de oito pinturas da Catedral de Notre-Dame de Paris após o incêndio de 2019. Participa regularmente de campanhas conduzidas pelo Centro de Pesquisa e Restauração dos Museus da França (C2RMF), em Versalhes e no Palácio do Louvre.

Em 2022, foi selecionado, juntamente com 11 restauradores de todo o mundo, para a formação de excelência do Getty Institute, Conserving Canvas: Treatment of Canvas Paintings Supports – Current Practices, dedicada às práticas atuais de tratamento dos suportes de tela. Essa experiência consolidou sua expertise em intervenções complexas.

Desde então, vem se dedicando a projetos internacionais, entre eles uma missão conjunta da Expertise France e da Arts and Culture Foundation do Uzbequistão, voltada à restauração de pinturas das vanguardas da Ásia Central e da Rússia (1890-1960).

Entre 2016 e 2024, integrou o grupo de restauradores credenciados do Palácio de Versalhes. De 2020 a 2024, colaborou ainda com a Conservação das Obras de Arte Religiosas e Civis (COARC) da Cidade de Paris, contribuindo em projetos de destaque como as restaurações das igrejas Saint-Germain-des-Prés, Saint-Sulpice, Saint-Eustache e Saint-Merri.

Desde 2025, optou por diversificar suas colaborações, trabalhando com o Centro Interdisciplinar de Conservação e Restauração do Patrimônio (CICRP), em Marselha, a Fabrique des patrimoines, na Normandia, o Fundo Nacional de Arte Contemporânea (FNAC) e o Centro Nacional de Artes Plásticas (CNAP). Essas parcerias lhe permitem ampliar ainda mais seu campo de atuação para obras dos séculos XX e XXI.

EVENTO ONLINE e GRATUITO
Evento online destinado aos Associados ABER e aberto ao público com vagas limitadas

DATA: 27 de setembro de 2025 (sábado), às 10h (horário de Brasília)
INSCRIÇÕES: Preencha o seguinte formulário https://forms.gle/nR26ntKKgFV7p3MA6
OBSERVAÇÃO: Evento destinado aos Associados ABER. Haverá vagas para o público geral, inscreva-se e aguarde o nosso contato. Caso deseje Associar-se, clique aqui e siga as instruções.