Projeto Vitrine ABER com Alice Shintani + Sem Título, s.d.

Imagem: 

ABER, Associação Brasileira de Encadernação e Restauro e o Coletivo Sem Título, s.d., núcleo de pesquisa e produção em arte contemporânea, apresentam, a partir de 24 de junho de 2017, “Tuiuiú”, instalação da artista paulistana Alice Shintani para o Projeto Vitrine da Arte Contemporânea.

Desenvolvida a partir do que a artista apelidou como “uma colaboração afetiva” com o Coletivo Sem Título, s.d., a pesquisa para a instalação nasceu do imbricamento de duas iconografias distintas: a das bandeirinhas de oração tibetanas, e os projetos de murais em azulejo que o artista Athos Bulcão (1918-2008) realizou em construções modernistas de Brasília (DF) durante o período da ditadura militar.

Na sede e nos espaços adjacentes à ABER estarão espalhadas diversas bandeiras pintadas com padrões que remetem aos azulejos instalados por Bulcão no Congresso Nacional, e ao Tuiuiú, ave de grande porte onipresente no Pantanal Brasileiro, também conhecida popularmente como Jaburú.

Assim como as bandeirinhas tibetanas, que há séculos são confeccionadas e penduradas ao ar livre para que o vento espalhe as orações e boas energias nelas depositadas, os “tuiuiús” de Alice estarão instalados, por dois meses, no espaço acondicionado da vitrine da ABER e, simultaneamente, nas adjacências do espaço exterior, à mercê de condições imprevisíveis, tornando incerta a efemeridade e completude da instalação.

Durante o período da exposição, a oficina do “Mutirão de Encadernação” da ABER seguirá aberta ao público geral às sextas-feiras, das 15h às 17h, quando serão compartilhadas técnicas de encadernação para a confecção de pequenas brochuras com o tema da mostra. Posteriormente, esses cadernos estarão disponíveis para venda a um custo mínimo, visando apoiar a arrecadação de fundos para as atividades da ABER.

O texto de apresentação da obra é assinado por Ana Roman, Thiara Grizilli e Thierry Freitas, integrantes do Coletivo Sem Título, s.d. e conta com projeto gráfico de Nara Isoda. A confecção da obra contou com a colaboração da dona Sati Shintani.

O Projeto Vitrine da Arte Contemporânea exibe regularmente propostas e instalações de artistas contemporâneos. Já participaram Guto Lacaz, Evandro Carlos Jardim e Monique Allain. 

SERVIÇO:
O que: Exposição “Tuiuiú” - Alice Shintani.
Quando: de 24 de junho de 2017 a 12 de Agosto de 2017
Abertura: 11h às 14h30
Onde: ABER - Associação Brasileira de Encadernação e Restauro.
Rua Dr. Bráulio Gomes, 139, São Paulo (dentro da biblioteca Mário de Andrade)
Realização: Alice Shintani, Coletivo Sem Título, s.d. e ABER
Horário: Segunda à sexta-feira, das 9h às 17h. Sábado, das 9h às 13h.


 

 

SITE DESENVOLVIDO POR MANISH | DESIGN DE PATHOS GRAPHICOS