Curso online “Qualidade do ar em ambientes com acervo: Introdução ao tema dos poluentes”, com Karen Barbosa.


RESUMO:
Os poluentes estão inseridos entre os 10 principais agentes de degradação em ambientes com acervo. Podem ser responsáveis pela corrosão de metais, fragilização de papéis, degradação de fibras têxteis, alteração cromática dos pigmentos, eflorescência em conchas e materiais calcários, entre outros. Sua interação com outros parâmetros ambientais, como a temperatura, UR, radiações de luz e de fluorescência de UV, além da taxa de renovação do ar, ainda é pouco compreendida pelos profissionais responsáveis pela salvaguarda do patrimônio. Protocolos de monitorização como alternativa para a prevenção de riscos, ainda são pouco usuais em museus, bibliotecas e arquivos, seja por falta de conhecimento específico ou por falta de verba nas instituições. Pretende-se apresentar uma introdução sobre a complexidade que envolve os poluentes em ambientes com acervo, sobretudo os poluentes voláteis e particulados: suas fontes, risco de danos ao patrimônio móvel, valores-limite, metodologias para detecção e alternativas para a mitigação.

1 – PROGRAMA

Objetiva-se fornecer um conhecimento básico sobre os principais poluentes que podem causar danos ao patrimônio móvel, suas fontes, identificação dos materiais suscetíveis à ação desses poluentes e apresentar opções sustentáveis para sua mitigação. Serão expostos estudos de caso realizados em museus e pequenos ensaios de deteção de gases ácidos através da metodologia das AD strips. Ainda será indicada uma bibliografia atualizada e instruções de quando e onde solicitar ajuda em caso de risco. O curso será dividido em 8 aulas complementares onde serão abrangidos os seguintes tópicos:

●  Aula 1: Qualidade do ar interior em museus, bibliotecas e arquivos: introdução ao tema.
●  Aula 2: Principais poluentes em ambientes de acervo.
●  Aula 3: Pesticidas utilizados no passado na preservação de acervos e os gases voláteis por eles libertados ainda hoje.
●  Aula 4: Materiais de composição dos objetos e sua suscetibilidade a determinados poluentes.
●  Aula 5: Metodologias para a monitorização e valores-limite.
●  Aula 6: Mitigação: filtrar, bloquear, adsorver, diluir.
●  Aula 7: Estudo de casos e ensaios de deteção de gases ácidos através das AD strips.
●  Aula 8: Recomendação e estratégias na análise de riscos.


A) Revisão sobre o tema dos poluentes voláteis e particulados em ambientes com acervo

●  Introdução ao tema
O tema será introduzido através de um estado da arte para melhor posicionar o ouvinte em relação à evolução dos poluentes em microclimas com acervos e sua complexidade. Serão expostos os principais poluentes considerados danosos aos bens culturais móveis, baseado na publicação referência da ASHRAE, American Society of Heating, Refrigerating and Air-Conditioning Engineers, no capítulo dedicado aos museus, galerias, bibliotecas e arquivos, e nas publicações de Cecily Grzywacz, “Monitoring of Gaseous Pollutants in Museum Environments“, Pamela Hatchfield, “Pollutants in the Museum Environment” e de Tétreault, “Airborne Pollutants in Museums, Galleries and Archives“.

●  Fontes dos poluentes
Os poluentes podem ser provenientes de diversas fontes, incluindo os próprios materiais que constituem os objetos que se deseja preservar. Serão expostas as fontes mais comuns, normalmente encontradas em ambientes culturais. Adicionalmente, será abordada a questão dos pesticidas tóxicos utilizados no passado na preservação de acervos e que ainda hoje podem libertar gases voláteis no ambiente.

●  Danos
Nem todos os poluentes são considerados danosos para todos os materiais. Alguns materiais são mais suscetíveis a determinados poluentes e é importante tal conhecimento para evitar sua proximidade com esses compostos voláteis, seja em exposição ou em espaços de acondicionamento.

●  Valores-limite até que um dano seja observado
Serão apresentados os valores-limite conhecidos para determinados poluentes que são considerados prejudiciais à saúde humana e aos materiais que compõem os objetos do acervo.

●  Mitigação
Algumas estratégias de baixo custo podem e devem ser utilizadas para mitigar os riscos de danos dos poluentes voláteis ou particulados em objetos do acervo. Serão expostas algumas alternativas, em diversos cenários, para mitigar riscos e prevenir danos que possam ocorrer pela ação de poluentes.

B) MONITORIZAÇÃO DOS POLUENTES:

●  Metodologias para deteção de poluentes
Atualmente existem várias metodologias para detetar poluentes, entretanto, muitas delas ainda são muito onerosas ou complexas. Existem dispositivos passivos e ativos, metodologias que proporcionarão resultados qualitativos e/ou quantitativos, e cada dispositivo ou metodologia, irá determinar um poluente ou um determinado grupo de poluentes. Pretende-se aqui, expor alguns procedimentos, metodologias e dispositivos usuais em ambientes com acervos.

●  Estudos de caso
Serão apresentados e discutidos alguns estudos de caso realizados pela própria autora em museus e outros considerados relevantes, que foram publicados em revistas científicas.

●  Experimentos com AD strips
Será realizada uma demonstração online de como proceder com os testes das AD strips. Serão realizados testes em pequenos frascos de vidro com amostras de alguns materiais utilizados no acondicionamento do acervo e em materiais de construção. Os resultados destes ensaios serão analisados em conjunto com os participantes. Objetiva-se demonstrar como uma metodologia simples e de baixo custo pode auxiliar da deteção de gases ácidos provenientes de determinados materiais.

C) Apresentação da rede temática sobre a Qualidade do Ar Interior em Museus Bibliotecas e Arquivos (QAI-MBA)
A rede temática QAI-MBA foi fundada em julho de 2021 e tem como objetivo principal a divulgação do conhecimento sobre a qualidade do ar em museus, bibliotecas e arquivos e estreitar relações entre investigadores e profissionais de MBA.


2) SOBRE A PALESTRANTE:
O curso será ministrado pela conservadora-restauradora Dra. Karen Barbosa, PhD em Conservação e Restauro de Bens Culturais e investigadora integrada do CITAR – Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes, Universidade Católica Portuguesa, no Porto. Karen é bacharel em gravura pela Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pós-graduada em conservação de bens culturais pela mesma universidade e pós-graduada com especialização em conservação e restauro de bens culturais móveis pela Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenou o departamento de conservação e restauro do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, MASP, Brasil, entre os anos de 1999 e 2017. Foi bolsista pela Lampadia Foundation e Getty Institute durante o ano de 2000, que permitiu o estágio no núcleo de restauro de pinturas do LACMA, Los Angeles County Museum of Art, Los Angeles. Em 2010 foi admitida para um estágio avançado de aperfeiçoamento nos laboratórios de restauro de pinturas no KIK-IRPA, em Bruxelas. No âmbito do seu doutoramento em conservação e restauro, criou a rede temática sobre a Qualidade do Ar Interior em Museus, Bibliotecas e Arquivos (QAI-MBA), onde organiza webinários e promove a disseminação de conhecimento sobre o tema desde julho de 2021. Sua área de investigação e interesse é sobre poluentes em microclimas de museus, bibliotecas e arquivos, com ênfase para o diagnóstico, controle e estratégias para mitigação.

3) MAIS INFORMAÇÕES:
● Aulas on-line
● Datas: Terças-feiras (1, 8, 15, 22, 29 de outubro e 5, 12, 26 de novembro de 2024).
● Carga horária: 12 horas.
● Horário: 19 às 20h30.
● 50 vagas
● Certificação: Curso com Certificado ABER mediante 75% de frequência nas aulas.

Obs: Curso sujeito a formação de turma, pedimos que faça a inscrição e o pagamento. Caso não haja formação de turma na data prevista, o curso será postergado ou o pagamento será integralmente devolvido.

4) DESTINATÁRIOS:
Este curso é direcionado aos profissionais que trabalham com a preservação do patrimônio cultural, seja em museus, bibliotecas e arquivos, mas também a colecionadores, estudantes, investigadores e demais interessados.

5) INSCRIÇÕES:
Inscreva-se preenchendo o seguinte formulário: https://forms.gle/HPqNkM5gxSefXzGR7

Depois, realize o pagamento (ver valores e formas de pagamento abaixo) e envie-nos o comprovante para o e-mail atendimento@aber.org.br

6) INVESTIMENTO:
● Associados ABER:
À vista para transferências/pix em nossa conta bancária: R$414,00 (valor com 10% de desconto).
Ou parcelado: 1ª. parcela por transferência/pix e a 2ª por boleto, no valor de R$230 cada parcela (total de R$460,00).

● Público geral:
À vista
 para transferências/depósitos em nossa conta bancária: R$504,00 (10% de desconto).
Ou parcelado: 1ª. parcela por transferência/pix e a 2ª por boleto, no valor de R$280 cada parcela (total de R$560,00).

7) DADOS PARA PAGAMENTO:
 Transferência bancária ou pix:
Banco Itaú 341
Agência 0081
Conta-corrente 63633-4
CNPJ: 59.490.375/0001-20
Razão Social: ABER – Associação Brasileira de Encadernação e Restauro

 O boleto será enviado por e-mail.
● Por favor, envie-nos o comprovante de pagamento para o e-mail atendimento@aber.org.br