25/11 – Palestra “Espectroscopia Raman aplicada à Conservação-Restauração de Documentos Gráficos: uma abordagem interdisciplinar”, com o Dr. Aloisio Arnaldo Nunes de Castro.

Ementa:
A palestra apresentará, sob a perspectiva interdisciplinar, três estudos de caso de Conservação-Restauração de Documentos Gráficos que envolveram o Laboratório de Conservação-Restauração de Papel do Museu de Arte Murilo Mendes e o Núcleo de Espectroscopia e Estrutura Molecular do Departamento de Química  da Universidade Federal de Juiz de Fora.  Serão evidenciadas as potencialidades do emprego da técnica vibracional de Espectroscopia Raman na análise de  identificação e classificaçãode elementos constituintes dos bens culturais em suporte celulósicos, bem como na interpretação dos processos de deterioração característicos dos documentos gráficos. Os níveis de deterioração referentes à acidificação celulósica e os efeitos químicos do processo de restauração foram avaliados por peagametria com a utilização de eletrodo de membrana chata e  Espectroscopia Raman.

Palestrante: Dr. Aloisio Arnaldo Nunes de Castro
Doutor em Artes pela Escola de Belas Artes da UFMG, Mestre em História e Graduado em Artes Plásticas pela UFJF. Como bolsista da VITAE cumpriu estágio de especialização no Laboratório Barbachano y Beny Patologia y Restauración de Papel na Espanha. Conservador-Restaurador e Coordenador do Laboratório de Conservação e Restauração de Papel do Museu de Arte Murilo Mendes da UFJF. Realizou o Curso Internacional de Conservación de Papel pelo  ICCROM na cidade do México. Autor do livro “A trajetória histórica da Conservação-Restauração de Acervos em  Papel no Brasil, publicado pela Editora da UFJF. Consultor “ad hoc” da LOCUS Revista de História do Programa de Pós-Graduação em História da UFJF. Parecerista “ad hoc” da Revista PÓS do Programa de Pós-graduação em Artes da UFMG. Membro do Conselho Técnico-consultivo e do Conselho Curador do Museu de Arte Murilo Mendes – UFJF.  Atualmente ocupa o cargo de Superintendente do Museu de Arte Murilo Mendes da UFJF.

EVENTO ONLINE e GRATUITO
Evento online destinado aos Associados ABER e aberto ao público com vagas limitadas
DATA: 25 de novembro de 2023 (sábado), das 10h às 11h30 (horário de Brasília)
INSCRIÇÕES: Fechadas. Os inscritos receberão o link para participar da reunião no dia 24/11.
OBSERVAÇÃO: Evento destinado aos Associados ABER. Haverá vagas para o público geral, inscreva-se e aguarde o nosso contato. Caso deseje Associar-se, clique aqui e siga as instruções.