20/03/2024 – Palestra “Diretrizes e limites na prática da conservação fotográfica”, com Sandra Baruki.

Ementa:
As diretrizes de conservação fotográfica são apresentadas e discutidas, relacionadas aos seus limites na implantação de projetos, a partir da experiência de mais de três décadas de atuação da palestrante, especialmente dos anos dedicados ao trabalho no Centro de Conservação e Preservação Fotográfica da FUNARTE. Desde 2020, atuando como conservadora-restauradora autônoma, a apresentação abordará os mesmos desafios em uma nova perspectiva.

Palestrante: Sandra Baruki
Conservadora-restauradora de Fotografia, membro da equipe fundadora do Centro de Conservação e Preservação Fotográfica (CCPF) da Fundação Nacional de Artes FUNARTE, onde trabalhou de 1986 a 2020. Coordenadora do CCPF entre os anos de 2002 a março 2020. Atualmente, é docente colaboradora do Programa de MESTRADO PROFISSIONAL EM PRESERVAÇÃO E GESTÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL DAS CIÊNCIAS E DA SAÚDE, CASA DE OSWALDO CRUZ, FIOCRUZ. Atua como consultora e conservadora-restauradora autônoma.

Master of Arts in Conservation pela Camberwell College of Arts, University of The Arts London (2001), com apoio da Fundação VITAE. Graduada em Arquitetura (UFRJ, 1984) e Cinema (UFF, 1990). Em 1989, através de bolsa de estudos da Organização dos Estados Americanos – OEA, foi estudante especial na Columbia University, School of Library Service, Conservation Education Programs, e estagiou no Laboratório de Conservação/Seção de Preservação do New York Municipal Archives, sob a orientação de Peter Mustardo, ambos em New York, NY, EUA; estagiou no International Museum of Photography, George Eastman House, sob a orientação de Grant Romer e equipe; e no Image Permanence Institute, Rochester Institute of Technology, sob a orientação de James M. Reilly e equipe, ambos em Rochester, NY.

Ministrou palestras e treinamentos em conservação fotográfica em vários estados do Brasil e em diferentes países da América Latina e Caribe, como convidada do International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of Cultural Property ICCROM e outras instituições regionais. Coordenou e foi consultora de projetos de conservação em instituições brasileiras públicas e privadas. Autora de artigos de referência na área, foi coordenadora da Coleção Cadernos Técnicos de Conservação e Preservação Fotográfica da Funarte e coordenadora do 1º. Edital Bolsa Funarte de Estímulo à Conservação Fotográfica Solange Zúñiga, quando servidora pública.

Membro regular do International Council of Museums Brasil, Icom Cc Comitê de Conservação, Comitê Brasileiro / Grupo de Materiais Fotográficos, desde 2004. MEMBRO DA EQUIPE DIRIGENTE DA APOYONLINE – ASSOCIAÇÃO PARA A PRESERVAÇÃO DO PATRIMÔNIO DAS AMÉRICAS. 

EVENTO ONLINE e GRATUITO
Evento online destinado aos Associados ABER. Devido ao grande número de procura, as inscrições para o público geral foram encerradas no dia 14/03.
DATA: 20 de março de 2024 (quarta-feira), às 20h (horário de Brasília)
INSCRIÇÕES: Encerradas! Todos os nossos Associados receberão o link de acesso à palestra. Aos demais inscritos, foi enviado e-mail por ordem de inscrição, de acordo com o número de vagas remanescentes.
OBSERVAÇÃO: Caso deseje Associar-se, clique aqui e siga as instruções.