14/03/2023 – Curso online “CUSTOS, ORÇAMENTO E LUCRATIVIDADE”

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1 – OBJETIVOS
Com linguagem acessível e ferramentas facilmente aplicáveis, venha:
● Analisar a estrutura de custos de serviços das áreas de conservação-restauro, encadernação, cartonagem etc, para definir estratégias de precificação e elaborar orçamentos, conforme posicionamento do serviço no mercado.
● Estimular decisões estratégicas para implementação de ações competitivas que gerem desenvolvimento e sustentabilidade do negócio.

Obs.: o aluno sairá com um conjunto de ferramentas para aplicar em seus trabalhos de custeio e orçamento.

2 – PROGRAMA
a) Estrutura de custos de serviços de conservação-restauro:
● Custos fixos – Pró-labore
● Custos variáveis
● Depreciação de bens
● Custeio de Home Office
b) Estrutura de orçamentos de serviços de conservação-restauro:
● Estratégias de precificação: elaboração de orçamento, considerando custos e posicionamento do serviço no mercado.
● Decisões estratégicas, implementação de projetos, desenvolvimento e sustentabilidade do negócio.
c) Estudos de caso e estudos dirigidos.
d) Aplicação dos conceitos em planilhas-modelo que servirão de ferramenta para aplicações futuras.

3 – BIBLIOGRAFIA BÁSICA
● BOMFIM, Eunir de Amorim; PASSARELLI, João. Custos e formação de preços. IOB e-Store, 2009.
● MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. São Paulo: Ed. Saraiva, 2018.
● MEGLIORINI, Evandir. Custos – Análise e gestão. São Paulo: Pearson & Prentice Hall, 2009.
● TEMPLAR, Richard. Como fazer Orçamentos – São Paulo: Pearson Education, 2008.
● XXVII Congresso Brasileiro de Custos: Anais. ABC – Associação Brasileira de Custos, 2020. Disponível em: https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais

4 – MÉTODOS E TÉCNICAS
Aulas on-line síncronas, com apoio de slides; exposição dialogada.

5 – SOBRE O MINISTRANTE
Álvaro Matheus Jr. possui graduação em Administração de Empresas pela Escola Superior de Administração de Negócios – ESAN/FEI, pós-graduação em Administração Financeira pela Fundação Álvares Penteado – FAAP e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Administração de São Paulo – FASP. Atua como Administrador, Mentor e Consultor técnico e de negócios em projetos administrativos para pequenas, médias e grandes empresas, como Santander, PRODESP, Banco do Brasil, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Aliança do Brasil, TRT – Tribunal Regional do Trabalho, Escola Paulista de Medicina, Bovespa – Bolsa de Valores do Estado de São Paulo, Lorenzetti S.A. – Indústrias Brasileiras Eletrometalúrgicas. Atua também como Mentor e Consultor técnico para empreendedores das áreas artísticas, de conservação-restauro, encadernação, cartonagem e afins e profissionais liberais. CRA – SP nº 15388-5

6 – MAIS INFORMAÇÕES:
Datas:
Serão ao todo 10 encontros, todos às 3ªs feiras:
14, 21 e 28 de março
04, 11, 18 e 25 de abril
02, 09 e 16 de maio
Horário: 19h às 21h
Carga horária: 20 horas
Público alvo: Conservadores-restauradores de todas as áreas, encadernadores, cartonageiros e afins, gestores de acervos, produtores culturais, estudantes e interessados em geral. Não há pré-requisitos.
Certificação: Curso com Certificado ABER mediante 75% de frequência nas aulas.

Obs: Curso sujeito a formação de turma, pedimos que faça a inscrição e o pagamento. Caso não haja formação de turma na data prevista, o curso será postergado ou o pagamento será integralmente devolvido.

7 – INSCRIÇÕES:
Encerradas

8 – INVESTIMENTO:
Associados ABER:
À vista para transferências/depósitos em nossa conta bancária: R$437,75 (valor com 15% de desconto).
Ou parcelado pelo PagSeguro em até 6 x R$77,25 (total de R$463,50, valor com 10% de desconto).

Associados Arco.it:
À vista para transferências/depósitos em nossa conta bancária: R$463,50 (valor com 10% de desconto).

Público geral:
À vista
para transferências/depósitos em nossa conta bancária: R$489,25 (5% de desconto).
Ou parcelado pelo PagSeguro em até 6x R$85,85 (total de R$515,00)

9 – FORMAS DE PAGAMENTO:
 Transferência bancária (para pagamentos à vista):
Banco Itaú 341
Agência 0081
Conta-corrente 63633-4
CNPJ: 59.490.375/0001-20
Razão Social: ABER – Associação Brasileira de Encadernação e Restauro

Aceitamos pagamentos à vista via Pix. Utilize os dados bancários acima.

Por favor, pedimos que envie o comprovante de pagamento para o e-mail atendimento@aber.org.br

Parcelamentos via PagSeguro:

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

aos Associados ABER: pagamento parcelado em 6 x R$77,25 sem juros pelo PagSeguro (10% de desconto, total de R$463,50)

Pague com PagSeguro - é rápido, grátis e seguro!

o Público Geral, pagamento parcelado em 6 x R$85,85 sem juros via PagSeguro (total de R$515,00)