Curso online “Pigmentos Inorgânicos: Origens, Usos, Toxicologia e Degradação”, com Verônica Spnela de Sousa

1 – RESUMO
O curso “Pigmentos Inorgânicos: Origens, Usos, Toxicologia e Degradação” está voltado à formação complementar de artistas plásticos, conservadores-restauradores e demais interessados. O objetivo é destrinchar a origem de alguns pigmentos inorgânicos utilizados na produção artística (tintas à óleo, acrílicas, aquarelas e guaches), sua composição química e processos de obtenção, bem como os cuidados relativos ao manuseio e à preservação destes materiais.

O programa de aulas está dividido em dois momentos: a Introdução, onde serão apresentados aspectos gerais dos pigmentos, e um ciclo seguinte referente à seleção de pigmentos. O material está adaptado para ser ministrado de modo virtual. A seguir, está elencado o roteiro do curso.

2 – ROTEIRO DO CURSO
Aula 1 – Introdução
O encontro de abertura tem por objetivo instaurar conceitos básicos, fundamentais à
compreensão das demais proposições apresentadas no curso. As discussões partem da natureza dos pigmentos, suas categorias, distinções com relação aos corantes, passando por instruções para leitura crítica dos dados fornecidos pelos fabricantes e questões ligadas à toxicologia destes materiais.

  • O que são pigmentos;
  • Diferenças entre corantes, pigmentos e lacas;
  • Categorias de pigmentos;
  • A sistematização das cores: o Colour Index;
  • Grupos cromóforos: moléculas responsáveis pela absorção de luz e consequente geração da sensação de cor;
  • Toxicidade de pigmentos;
  • Leitura de informações técnicas em rótulos e embalagens.

Aula 2 – Pigmentos Azuis: O Azul Ultramar
A trajetória e as peculiaridades do azul mais cobiçado da História da Arte, da maquiagem de Cleópatra à fixação de Yves Klein.

  • Composição química, modo de obtenção da matéria prima e preparo;
  • Proveniência geográfica e histórico de uso;
  • Estabilidade química (permanência sob radiação luminosa, variações de temperatura e
    pH e compatibilidade com outros pigmentos);
  • Toxicidade;
  • O surgimento dos azuis na paleta do artista – Azul do Egito;
  • A sintetização de pigmentos artificiais;
  • Ocorrências notáveis na História da Arte.

Aula 3 – Pigmentos Vermelhos: O Vermelhão
Em algumas línguas, a palavra para a cor “vermelha” era a mesma utilizada para a palavra “cor”. O Vermelhão, ou Vermilion, pigmento obtido através do cinábrio, viu seu apogeu e declínio de maneira tão acelerada quanto a efemeridade de sua cor.

  • Composição química, modo de obtenção da matéria prima e preparo;
  • Proveniência geográfica e histórico de uso;
  • Estabilidade química (permanência sob radiação luminosa, variações de temperatura e pH e compatibilidade com outros pigmentos);
  • Toxicidade do cinábrio;
  • Terminologia obsoleta e sinônimos do vermelhão na literatura;
  • Substituição e sofisticação do composto;
  • Outros vermelhos: de Cádmio, de Cromo, de Chumbo e Ocre;
  • Ocorrências notáveis na História da Arte.

Aula 4 – Pigmentos Brancos: O Branco de Titânio
O branco de uso mais difundido nos dias de hoje enfrentou diversos empecilhos a sua
produção, como a escassez de matéria prima e a aceitação por parte dos artistas.

  • Composição química e modo de obtenção da matéria prima e preparo;
  • Proveniência geográfica e histórico de uso;
  • Estabilidade química (permanência sob radiação luminosa, variações de temperatura e pH e compatibilidade com outros pigmentos);
  • Toxicidade;
  • O substituto do Branco de Chumbo;
  • Uso industrial do Branco de Titânio;
  • Outros brancos: de Zinco e Calcita.
  • Ocorrências notáveis na História da Arte.

Aula 5 – Pigmentos Amarelos: O Amarelo de Cádmio
A história do amarelo tóxico cuja degradação culminou em alterações irreversíveis nas obras de Vincent Van Gogh e Henri Matisse.

  • Composição química e modo de obtenção da matéria prima e preparo;
  • Proveniência geográfica e histórico de uso;
  • Estabilidade química (permanência sob radiação luminosa, variações de temperatura e pH e compatibilidade com outros pigmentos), com foco na foto-oxidação;
  • Toxicidade;
  • Outros amarelos: o Realgar, Auripigmento e Litargírio, da Índia, Cádmio e Cromo;
  • Ocorrências notáveis na História da Arte.

Aula 6 – Pigmentos Verdes: O Verdigris
O verde mais intenso do período renascentista, presente nas obras de Ticiano e Michelangelo, também é um dos pigmentos mais instáveis.

  • Composição química e modo de obtenção da matéria prima e preparo;
  • Proveniência geográfica e histórico de uso;
  • Estabilidade química (permanência sob radiação luminosa, variações de temperatura e pH e compatibilidade com outros pigmentos);
  • O verde no Império Egípcio.
  • Os verdes nos séculos XV, XVI E XVII;
  • Toxicidade;
  • Outros verdes:;
  • Ocorrências notáveis na História da Arte.
  • Encerramento e bibliografia.

Bibliografia
BALL, Philip. Bright Earth: Art and the Invention of Color.
BALL, Philip. The Elements: a very short introduction.
CURCIO, Ítalo. Cor luz, cor pigmento: A física e as artes.
ECKSTUT, Joan. Secret Language of Color: Science, Nature, History, Culture, Beauty of Red,
Orange, Yellow, Green, Blue, & Violet.
FINLAY, Victoria. The Brilliant History of Color in Art.
FINLAY, Victoria. Color: A Natural History of the Palette.
GAGE, John. A Cor na Arte.
GAGE, John. Color and Culture: Practice and Meaning from Antiquity to Abstraction.
MCKINLEY, Catherine. Indigo: In Search of the Color That Seduced the World.
PASTOUREAU, Michel. Black: The History of a Color.
PASTOUREAU, Michel. Green: The History of a Color.
PASTOUREAU, Michel. Yellow: The History of a Color.
PASTOUREAU, Michel. Red: The History of a Color.
PEDROSA, Israel. Da cor à cor inexistente.
RAILING, Patricia. 1st-19th Century Pigments.
Thames and Hudson. Colour: Making and Using Dyes and Pigments.

3 – SOBRE A AUTORA
Verônica Spnela de Sousa, pesquisadora da área de salvaguarda de Patrimônio e preservação de materiais artísticos, também é artista plástica de formação (ECA-USP). Mestra pelo Programa de Pós-Graduação Interunidades em Museologia (USP), na linha de pesquisa “Salvaguarda do Patrimônio Cultural e Coleções Museológicas”, visando identificar, caracterizar e compreender os mecanismos de degradação de tintas modernas e contemporâneas, com o auxílio da Física e da Química aplicadas. Além da investigação teórica, trabalhou com a preservação de acervos bibliográficos de importantes instituições e atualmente assiste o métier de restauradoras em ateliers particulares, bem como desenvolve projetos de conservação de modo independente.

4 -MAIS INFORMAÇÕES
Datas: 13, 20, 27 de outubro, 3, 10 e 17 de novembro de 2021
Horário: 4ªs feiras, das 19h às 21h
Carga horária: 12 horas
Público alvo: Conservadores-restauradores, artistas plásticos e interessados em geral. Não há pré-requisitos.
Certificação: Curso com Certificado ABER mediante 75% de frequência nas aulas.

Obs: Curso sujeito a formação de turma, pedimos que faça a inscrição e o pagamento. Caso não haja formação de turma na data prevista, o curso será postergado ou o pagamento será integralmente devolvido.

4 INSCRIÇÕES
Preencha o seguinte formulário: https://tinyurl.com/cursopigmentos,
realize o pagamento (ver valores e formas de pagamento abaixo) e envie-nos o comprovante para o e-mail atendimento@aber.org.br.

5 – INVESTIMENTO:
Associados ABER:
À vista para transferências/depósitos em nossa conta bancária: R$242,25 (valor com 15% de desconto).
Ou parcelado pelo PagSeguro em 2 x R$128,25 (total de R$256,50, valor com 10% de desconto).

Associados Arco.it:
À vista para transferências/depósitos em nossa conta bancária: R$256,50 (valor com 10% de desconto).

Público geral:
À vista
para transferências/depósitos em nossa conta bancária: R$270,75 (5% de desconto).
Ou parcelado pelo PagSeguro em 2x R$142,50 (total de R$285,00)

6 – FORMAS DE PAGAMENTO:
Transferência bancária (para pagamentos à vista):
Banco Itaú 341
Agência 0081
Conta-corrente 63633-4
CNPJ: 59.490.375/0001-20
Razão Social: ABER – Associação Brasileira de Encadernação e Restauro

Aceitamos pagamentos à vista via Pix. Utilize os dados bancários acima.

Por favor, pedimos que envie o comprovante de pagamento para o e-mail atendimento@aber.org.br

Pagseguro: (para pagamentos parcelados)

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aos Associados ABER: pagamento parcelado em 2 x R$128,25 sem juros pelo PagSeguro (10% de desconto, total de R$256,50)

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ao Público Geral, pagamento parcelado em 2x R$142,50 sem juros via PagSeguro (total de R$285,00)