Palestra gratuita online “Desafios da preservação e documentação de arte contemporânea”, com Gabriel Moore Forell Bevilacqua (vagas esgotadas)

Resumo:
Introduzir e problematizar relações e aproximações entre pressupostos, métodos e sistemas de documentação e conservação para a qualificação e viabilização de processos de gestão e preservação em acervos de obras de natureza complexa e conceitual, como performances, instalações, time-based media e arte digital.

Gabriel Moore Forell Bevilacqua:
Historiador, arquivista e mestre em história social com especialização em documentação, gestão e preservação de patrimônio cultural. Foi coordenador do Centro de Documentação e Memória da Pinacoteca de São Paulo e gestor de acervos do Instituto Moreira Salles. Lecionou no Departamento de Ciência da Informação da UFF, no ICOM International Training Centre (ICOM-ITC), no Curso Técnico em Museologia (ETEC Parque da Juventude) e no Programa de Treinamento Documentação em Museus ICOM-CIDOC. Também trabalhou como consultor em projetos de documentação e gestão de acervos em instituições como o MASP, MAR, Fundação Bienal de São Paulo, Museu do Café, Museu da Imigração, Museu Afro Brasil, Museu do Futebol, Expomus e Fundação Nemirovsky, dentre outras. Atuou como conselheiro do ICOM Brasil, da Associação de Arquivistas de São Paulo, do Instituto de Arte Contemporânea, do Centro de Memória do Circo e do ICOM-CIDOC, do qual também foi vice-presidente. Atualmente, coordena o acervo digital da aarea.co, é professor do curso Gestão e Inovação em Instituições Culturais (ABCG/Expomus), atua como pesquisador do Projeto Tainacan (UnB) e trabalha como consultor independente e colaborador em projetos envolvendo gerenciamento, informatização e preservação de acervos como o Vulnerable Media Lab e o Sistema ABC de Gestão de Riscos para o Patrimônio Cultural (Fiocruz/ICCROM/Canadian Conservation Institute).

EVENTO GRATUITO
DATA: 28 de agosto de 2021, às 10h (horário de Brasília)
INSCRIÇÕES: Vagas esgotadas.
O link do Google Meet será enviado no dia 27 de agosto.
OBSERVAÇÃO: Evento destinado aos Associados ABER. Haverá vagas para o público geral, inscreva-se e aguarde o nosso contato. Caso deseje Associar-se, clique aqui e siga as instruções.