1 – OBJETIVOS
Analisar a estrutura de custos de serviços de conservação-restauro para definir estratégias de precificação e elaborar orçamentos, conforme posicionamento do serviço no mercado.
Estimular decisões estratégicas para implementação de ações competitivas que gerem desenvolvimento e sustentabilidade do negócio.
Obs.: o aluno sairá com duas ferramentas para aplicar em seus trabalhos, uma planilha de custeio e outra de orçamentos.
2 – PROGRAMA
a) Estrutura de custos de serviços de conservação-restauro:
● Custos fixos – Pró-labore
● Custos variáveis
● Depreciação de bens
● Custeio de Home Office
b) Estrutura de orçamentos de serviços de conservação-restauro:
● Estratégias de precificação: elaboração de orçamento, considerando custos e posicionamento do serviço no mercado.
● Decisões estratégicas, implementação de projetos, desenvolvimento e sustentabilidade do negócio.
c) Estudos de caso e estudos dirigidos.
d) Aplicação dos conceitos em planilhas-modelo que servirão de ferramenta para aplicações futuras.
3 – BIBLIOGRAFIA BÁSICA
● BOMFIM, Eunir de Amorim; PASSARELLI, João. Custos e formação de preços. IOB e-Store, 2009.
● MARTINS, Eliseu. Contabilidade de Custos. São Paulo: Ed. Saraiva, 2018.
● MEGLIORINI, Evandir. Custos – Análise e gestão. São Paulo: Pearson & Prentice Hall, 2009.
● TEMPLAR, Richard. Como fazer Orçamentos – São Paulo: Pearson Education, 2008.
● XXVII Congresso Brasileiro de Custos: Anais. ABC – Associação Brasileira de Custos, 2020. Disponível em: https://anaiscbc.emnuvens.com.br/anais
4 – MÉTODOS E TÉCNICAS
Aulas on-line síncronas, com apoio de slides; exposição dialogada. O aluno sairá com duas ferramentas para aplicar em seus trabalhos, uma planilha de custeio e outra de orçamentos.
5 – SOBRE O MINISTRANTE
Álvaro Matheus Jr. possui graduação em Administração de Empresas pela Escola Superior de Administração de Negócios – ESAN/FEI, pós-graduação em Administração Financeira pela Fundação Álvares Penteado e em Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Faculdade de Administração de São Paulo-FAAP. Atua como Administrador, Mentor e Consultor técnico e de negócios em projetos administrativos para pequenas, médias e grandes empresas, como Santander, PRODESP, Banco do Brasil, Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos, Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo, Caixa Econômica Federal, Bradesco, Aliança do Brasil, TRT – Tribunal Regional do Trabalho, Escola Paulista de Medicina, Bovespa – Bolsa de Valores do Estado de São Paulo, Lorenzetti S.A. – Indústrias Brasileiras Eletrometalúrgicas. Atua também como Mentor e Consultor técnico para empreendedores das áreas artísticas, de conservação-restauro e profissionais liberais. CRA – SP nº 15388-5
6 – MAIS INFORMAÇÕES:
● Datas:
Serão ao todo 10 encontros (as datas foram agendadas considerando os feriados e Copa do Mundo):
25 de outubro (3ª feira),
1 (3ª feira), 8 (3ª f), 11 (6ª f), 16 (4ª f), 22 (3ª f), 25 (6ª f), 29 (3ª f) de novembro,
1 (5ª f) e 6 (3ª f) de dezembro de 2022.
● Horário: 19h às 21h
● Carga horária: 20 horas
● Público alvo: Conservadores-restauradores, encadernadores, gestores de acervos, estudantes e interessados em geral. Não há pré-requisitos.
● Certificação: Curso com Certificado ABER mediante 75% de frequência nas aulas.
Obs: Curso sujeito a formação de turma, pedimos que faça a inscrição e o pagamento. Caso não haja formação de turma na data prevista, o curso será postergado ou o pagamento será integralmente devolvido.
7 – INSCRIÇÕES:
Preencha o seguinte formulário: https://forms.gle/WVbX8c9gULSaVqNm6,
realize o pagamento (ver valores e formas de pagamento abaixo) e envie-nos o comprovante para o e-mail atendimento@aber.org.br.
8 – INVESTIMENTO:
● Associados ABER:
À vista para transferências/depósitos em nossa conta bancária: R$437,75 (valor com 15% de desconto).
Ou parcelado pelo PagSeguro em até 6 x R$77,25 (total de R$463,50, valor com 10% de desconto).
● Associados Arco.it:
À vista para transferências/depósitos em nossa conta bancária: R$463,50 (valor com 10% de desconto).
● Público geral:
À vista para transferências/depósitos em nossa conta bancária: R$489,25 (5% de desconto).
Ou parcelado pelo PagSeguro em até 6x R$85,85 (total de R$515,00)
9 – FORMAS DE PAGAMENTO:
● Transferência bancária (para pagamentos à vista):
Banco Itaú 341
Agência 0081
Conta-corrente 63633-4
CNPJ: 59.490.375/0001-20
Razão Social: ABER – Associação Brasileira de Encadernação e Restauro
Aceitamos pagamentos à vista via Pix. Utilize os dados bancários acima.
Por favor, pedimos que envie o comprovante de pagamento para o e-mail atendimento@aber.org.br
● Parcelamentos via PagSeguro: